Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Compensa criar um blog literário em 2019? Parte II

No post anterior eu te contei um pouquinho sobre o mundo dos blogs literários e prometi que traria algumas blogueiras para responder a tão requisitada pergunta: Enfim, compensa criar um blog literário em 2019? E aqui estou com as respostas. Antes, queria dizer que todas as blogueiras que convidei para participar, são pessoas que eu acompanho e gosto muito do conteúdo, e deixo os meus sinceros agradecimentos por terem sido tão gentis em responderem. 

A Vicky Doretto é formada em Letras e criou o blog Doki Doki há quase dez anos! No blog, escreve sobre literatura e doramas, e o significado do nome do blog é muito fofo.
LP: Você acha que compensa ou não criar um blog em 2019?
Vic: Eu acho que compensa começar um blog hoje se a pessoa estiver empenhada e for consistente com o que quiser postar nesse blog. Ter um blog sempre é uma forma de se conectar com outras pessoas através das nossas opiniões e a troca pode ser muito construtiva, mas temos centenas de blogs dos mesmos temas, então se não for para ser feito com esmero, empenho, dedicação e tempo... vira só mais um no meio de tantos.

A Michelly, depois de um momento de mudança e reflexões, criou o blog Mais Uma Página e desde então vem estudando teoria literária por conta própria! (eu admiro essa disciplina!)

LP: Você acha que compensa ou não criar um blog em 2019?
Michelly: Eu acredito que compensa criar um blog por dois motivos. O primeiro é no caso de você querer dividir sua opinião sobre algum assunto com alguém e não ter muita aptidão para vídeos. Ao contrário do que pensamos, as pessoas ainda leem blogs. Tem gente que até prefere!
Recentemente fiz uma enquete no meu Instagram perguntando se os meus seguidores preferiam conteúdo em vídeo ou texto. Pensei que vídeo teria a maioria esmagadora, mas não foi bem assim! Vídeo ganhou sim, mas a  diferença de votos não foi tão grande (58% vídeo, 42% texto), e algumas pessoas vieram me dizer, inclusive, que só consumiam conteúdo sobre livros através de blogs.
E esse dado que coletei também corrobora com o segundo motivo, que é de cunho profissional. Se você tem intenção de transformar seu blog num trabalho, é importante que você tenha conteúdo diversificado em todas as mídias. Nesse caso  eu acredito que o grande público iria preferir vídeos, mas como vimos, sempre terá aqueles que gostam mais de blogs. Então é interessante, mesmo que você tenha um canal ou um Instagram, que você também faça conteúdo em texto. Dessa forma você atinge vários tipos de público.
No mais, acredito que tudo o que é feito com carinho e responsabilidade, dá certo. Por mais que o "boom" dos blogs tenha sido há anos atrás, as pessoas sempre estarão em busca de informação. E se alguém se deparar com um blog que confia, com certeza vai passar a frequentar. Tem espaço pra todo mundo.


A Luana criou o blog Memorialices - (acho esse nome uma graça) - para compartilhar suas excentricidade, potterhead e fã de Alice no País das Maravilhas, compartilhamos, além dos livros, a paixão pela psicologia.

LP: Você acha que compensa ou não criar um blog em 2019?
Luana: Então, eu criei o meu blog em 2014, e mesmo lá naquela época os blogs já estavam muito alta e, bom... meio que perdendo espaço para o YouTube. Mas mesmo assim não me importei porque meu objetivo inicial era só ter um espaço para escrever qualquer coisa. Com o tempo eu percebi que amava escrever sobre livros. Em 2017 consegui minha primeira parceria com uma editora (a DarkSide Books), mas o blog continuava sendo um espaço só meu. Não é minha fonte de renda e, agora com o canal, eu percebo ainda mais o quão difícil é atrair público para um blog/canal literário, pois no Brasil ainda tem muita gente que não lê nada.
Independente de qualquer coisa, eu me sinto muito feliz falando de livros. Sendo para um público menor ou não, é o que eu sinto que tenho que fazer e que me faz feliz. Então, sim, acho que ainda compensa criar um blog em 2019, contato que tudo seja feito com o carinho e cuidado necessários para tratar de um assunto tão importante quanto livros.

Na semana que vem eu venho com mais entrevistas, pois achei melhor dividir para o post não ficar tão extenso. E caso queira deixar sua opinião, também será muito bem-vinda!

2 comentários:

  1. Oie! Acho muito importante falar sobre blogs hoje e ver posts como o seu dá aquele calorzinho no coração <3 fico muito feliz por ter participado um pouquinho haha Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vi! Sim, eu gosto tanto de blogs e fico muito feliz de ver que existem outras pessoas que compartilha desse amor <3
      Beijos!
      Ah, aproveito para avisar que mudei a plataforma, agora o endereço do blog é https://bloglovelyplace.wordpress.com/

      Excluir

Pin It button on image hover