Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Compensa criar um blog em 2019? Parte I

Quando eu criei meu primeiro blog (que não foi o LP), por volta de 2012, a maioria dos blogs que bombavam na época estavam relacionados a moda e beleza. Eu só fui ter acesso à internet  -diariamente - na minha adolescência (bem doido pensar nisso), e desde então passei a acompanhar vários blogs. Deixavam eles salvos na barra de favoritos e entrava, religiosamente, todos os dias para ver se tinha alguma postagem nova.

Os blogs literários ainda não são tão conhecidos quanto os de lifestyle ou entretenimento, mas hoje temos grandes blogueir@s falando sobre livros, o que é algo muito positivo. Mas com todo esse crescimento muitas polêmicas foram formadas, pois os blogs passaram a ser fonte de renda de muitas pessoas, isso sem ser reconhecido "oficialmente" como uma profissão.

Um ponto que temos que considerar, é o fato de com o avanço da tecnologia, as coisas acontecem muito rápido, e como diz a jornalista e doutora em Comunicação e Práticas do Consumo, Dorama de Miranda Carvalho, em seu trabalho apresentado no GP Produção Editorial, do XVII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação em 2017, "abriram-se novos campos de atuação e divulgação de escritores e gêneros literários, com uma configuração que atrai novos públicos ou democratiza o acesso à obras". E assim como a televisão já foi considerada ameaça para a leitura, a internet também vem sendo, e com os blogs pode-se perceber que é possível integrar, assim como se discute a tecnologia na sala de aula. 

Quando os blogs eram apenas um "diário pessoal" não incomodavam, mas no momento em que tomou uma maior proporção e muit@s blogueir@s começaram a se destacar e receber pelo seu trabalho de divulgar o livro e dar opiniões sobre a leitura, os críticos literários começaram a se sentir ameaçados - não julgo essa reação - mas sou do ponto de vista que os blogueiros não vieram para tomar o lugar de nenhum especialista em crítica literária.

Acredito que o nome "resenha" se popularizou, mas não significa que seja a "resenha literária propriamente dita", pois para isso sabemos que é necessário uma formação técnica. E o que se percebe também é que os leitores de blogs, são um público mais popular, geralmente formado por pessoas jovens, muitos sem formação superior, ou de diversas áreas. Um exemplo pessoal, passei a me interessar em ler crítica literária mais recentemente, e devo muito isso ao blog, que foi despertando o desejo de conhecer e aprender cada vez mais sobre esse universo.

Hoje não existe apenas blogs, mas vários outros canais que tem o mesmo objetivo de compartilhar essa paixão pelos livros (só não estou citando eles porque quis ser mais específica). E ao menos para mim, muitas vezes acompanho blogs nem sempre por causa da "resenha", mas também para saber mais sobre os hábitos envolvidos nessa arte de ler e tudo mais o que isso proporciona.

E se você leu até aqui, parabéns! Pois o post ficou bem maior do que eu planejava hahahaha Mas como presente pelo seu esforço, vou te contar uma coisa incrível: nos próximos dias, teremos vááárias blogueiras m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s respondendo a pergunta que está no título. Então sugiro ficar de olho para ver a opinião de cada uma delas e de quebra, conhecer o trabalho de cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover