Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Objetos Cortantes de Gillian Flynn

Comentei em algum post que me tornei uma das mediadoras do projeto Leia Mulheres, e o livro discutido em nosso primeiro encontro não poderia ter sido mais significativo do que este. Como tinha lido Garota Exemplar, da mesma autora, conhecia sua escrita e li consciente de que o livro abordava aspectos "pesados", ainda assim, ao terminar a leitura, eu estava chocada (essa palavra descreve o momento).

Não vou ficar contando sobre a história, a sinopse do livro é fácil de pesquisar, aqui vou tentar explicar o que eu quis dizer com aspectos "pesados", mas a nível de contextualização, o livro conta sobre Camile, uma jornalista mediana que tem uma chance de voltar à sua cidade natal, cobrir um caso que aparenta ser assassinato em série. Porém, estar de volta lhe abriu muitas cicatrizes, tendo que lidar com problemas que haviam ficado adormecidos, mas que ainda estavam ali.
O ponto primordial do livro (pra mim!) é a relação mãe-filha. Sabemos como a função maternal é idealizada e demonstrada como perfeita, mas será que todas relações são realmente saudáveis? Todos os problemas desencadeados na nossa personagem são ciclos que, aparentemente, vinham se repetindo, passando entre as gerações e o modo como cada uma delas lidavam com isso, era diferente, e isso é natural do ser humano, suas peculiaridades ainda que tenham vivido em contextos semelhantes, o que pode ser visto em Camile e suas duas irmãs. Todas elas tinham características próprias e receberam os cuidados de Adora, a mãe, de forma diferente.

Em vários momentos durante a leitura, dava a impressão que a cidade tinha uma redoma que prendia os moradores ali, era um lugar tóxico escondido por meio de famílias ricas e tradicionais, como a de Camile. E nesse meio pode-se observar o machismo, o bullying... tudo isso sem contar com os assassinatos das duas crianças.
É um suspense psicológico muito bem elaborado, não fala apenas sobre uma jovem adulta com problemas, mas fala de uma sociedade doente. Eu já conversei sobre esse livro, mas dá para falar quase que infinitamente sobre ele. Porém para evitar spoilers, vamos parar por aqui e, se você já leu, me conte o que achou desta obra.

2 comentários:

  1. Nunca li nada da autora, mas assisti Garota Exemplar e já dá para ter uma noção da história. Essa parece ser mais sinistra ainda. To numa fase de ler coisa mais leve, mas dica anotada. :)

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota Exemplar foi o primeiro livro que li da autora e achei extremamente angustiante. Esse eu já esperava por algo parecido haahaha de fato é mais pesado.

      Beijos

      Excluir

Pin It button on image hover