Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Meu nome é Constância

Constância - Cons.tân.cia (n.f)
(Etm. do latim: constantĭa)
  1. Permanência aturada na mesma disposição de espírito, no mesmo desejo, nas mesmas tenções.
  2. Insistência inquebrantável na convicção.
  3. Perseverança.
  4. Persistência; firmeza.
  5. Duração.
Se chegou aqui sem ler o post que apresenta as minhas reflexões iniciais que me levaram a desenvolver esse projeto, sugiro que clique aqui e leia. Mas hoje, uma semana depois do prometido, aqui estou para dar início a uma jornada em que o caminho é a constância.
Será um desafio para mim, pois me conhecendo, sei que manter a motivação é algo muito difícil. Sou feita de altos e baixos, ainda que a meta se mantenha a mesma, não consigo investir nela de modo constante. Tem momentos que fico super empolgada e só faço aquilo, e em outros eu praticamente esqueço.
Ainda estou cheia de dúvidas, não tinha tido essa atitude antes, nem consciência disso, mas vamos com calma e eu vou te explicar o porque do nome do projeto e como ele vai funcionar.

No início do ano faço minha lista de metas, assim como a maioria das pessoas. No final do ano, observo que 90% do que escrevi não foi cumprido (apesar de ainda serem coisas que eu gostaria). A minha reação inicial era "Ah, não tive tempo suficiente pra fazer isso". Mas então aprendi (depois de tomar uns tapas na cara) que não era falta de tempo, e sim a prioridade que eu estava dando para minhas atividades.
O que acontecia era que eu ainda desejava realizar aquela meta, mas queria ela pronta (fácil né?), pois o caminho para alcançá-la era difícil e eu acabava "abandonando temporariamente" esperando o momento perfeito (?) para conquistá-la. Por isso, defini que neste ano, meu nome é constância

O projeto em si, vai consistir em um mapeamento das ações, então o foco estará no processo e não na meta. Vamos aos passos:
1. Pega a sua lista de metas;
2. Defina uma prioridade dentre as metas que havia listado. Sei que esse passo é mais complicado porque parece que está abandonando as demais metas. Porém, entenda que não é possível dar 100% da sua energia em todas as atividades de sua vida. Mesmo sem queres, você está dando mais atenção para algo. Observa com calma o que escreveu e pensa no que ficaria muito feliz se realizasse durante o ano.
3. Com a meta escolhida, transforme-a em ação. Ex: a meta é tocar piano com perfeição. A ação seria estudar 2 horas de piano todos os dias.
4. Agora pensa: você realmente deseja isso? Reflita por um momento nos benefícios que terá se alcançar a meta . Veja quais são suas motivações. É importante para relembrar nos momentos de desmotivação.
5. Coloque sua ação em prática agora, o mais rápido possível. Sem esperar para o próximo dia, a próxima semana... Faça! Não espera pelas condições perfeitas. Elas não existem.
6. Agora é acompanhar todo o processo até alcançar a meta, mapeando suas ações. 

Lembre-se que o mais importante aqui é a ação em si. A meta alcançada é apenas consequência.

Eu desenvolvi esse projeto para mim, de forma bem pessoal, mas resolvi compartilhar com vocês. A minha meta é ter fluência no inglês. A ação é estudar todos os dias. Todas as semanas farei um levantamento de como foi minha ação e juntarei as quatro semanas do mês em um único post e uma vez por mês postarei o mapeamento aqui no blog, mas sempre que possível, mostrarei mais sobre isso lá no instagram, então se ainda não me segue, aproveita para seguir e cobrar as atualizações de como anda meu estudo de inglês.

Não sei se consegui explicar como vai funcionar, mas acredito que conforme eu for postando os mapeamentos, vai ficando mais fácil de compreender. Mas se ainda ficou com alguma dúvida, deixa ai nos comentários que eu vou responder. Enfim, eu já comecei a agir, e foi no meio da semana mesmo, porque quando a gente quer fazer, não precisa esperar a próxima estação.

2 comentários:

  1. Que lindeza! A ideia do projeto e o objetivo principal dele são pontos maravilhosos. Já quero pôr em prática também!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocar, me avisa o que achou, estou super empolgada hahahaha
      Obrigada!

      Excluir

Pin It button on image hover