Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Compensa criar um blog literário em 2019? Parte III

Como tinha dividido o post anterior, aqui estou com o restante das respostas.

O blog O Senhor dos Livros foi criado por Viviane, uma designer apaixonada por livros físicos.
LP: Você acha que compensa ou não criar um blog em 2019?
Vivi:Senhor dos Livros nasceu da necessidade que eu tinha de ter um cantinho pra registrar minhas memórias literárias, como um diário mesmo, então o primeiro passo pra um blog valer a pena é você tê-lo porque realmente gosta, faça primeiro pra você e depois para os seguidores. Isso evita que fique desmotivado e que faça cobranças demais para cumprir prazos e cronogramas.
O segundo passo para valer a pena seu blog é ter um conteúdo que você domine, pesquise, leia, converse, assista vídeos, aulas, seja curioso sobre aquilo que você quer escrever, quanto mais seu conteúdo for confiável, melhor será a resposta dos seguidores, afinal, as pessoas não vão dar crédito a alguém que só replica o que vê por aí, valorize sua opinião, seja original e não faça cópias nunca.
O terceiro grande passo para valer a pena ter um blog é não ter vergonha de ter um blog! Isso mesmo, muita gente cria o seu espaço e fica com vergonha de divulgar para a família e amigos, vive como um anônimo na internet e espera bombar de audiência em 6 meses... Vamos ser sensatos, isso não vai acontecer, primeiro você divulga pra quem conhece, eles vão confiar nas suas opiniões e talvez acessar só pela amizade {acontece mesmo hahaha} e vão indicar quando encontrarem com pessoas que tenham gostos comuns com o seu, essa será sua melhor propaganda. Então não tenha vergonha do seu espaço, conte até para as tias e avós!
Dito isso, eu finalizo dizendo que, mesmo que as redes sociais tenham uma enorme força atualmente elas não substituem um blog, pela simples razão de que, um post ou um tweet se perde facilmente na nuvem, mas uma postagem no seu blog ficará disponível para acesso através, não só do link, como da busca do google enquanto você deixar seu blog no ar. Suas palavras poderão ser pesquisadas por qualquer pessoa no mundo e lidas pelo tradutor do próprio site.
Eu mantenho redes sociais, mas não abro mão do meu blog. Sabendo trabalhar o potencial de cada uma dessas redes você só valoriza ainda mais seu espaço."

Michelle Trevisani é a criadora do blog Livro doce Livro, ama livro de finais felizes e também arrisca de poeta.
LP: Você acha que compensa ou não criar um blog em 2019?
Michelle: Faz muito tempo que tenho blog literário. Sempre fiz por prazer, porque gosto de ler e mostrar as impressões do que leio para outras pessoas. Eu sempre fui de ler resenhas de livros que estou afim de comprar antes de fazê-lo e isso me empolga ou não antes de uma compra. Já deixei de comprar muitos livros por ler algumas resenhas ruins sobre ele e já comprei livros ótimos acreditando no entusiasmo de resenhas incríveis. Então penso que se eu faço isso, pesquisar antes de comprar, outras pessoas também fazem.
No começo eu só fazia por prazer mesmo. Mas daí descobri que é possível ser parceira de algumas editoras e receber livros para resenhar. Algumas pessoas inclusive até ganham para isso. Mas eu por enquanto só me inscrevi em algumas parcerias para receber livros de graça e em troca dar minha opinião sobre eles. Para eu que compro muitos livros, se tornou uma ideia interessante, já que eu já fazia as resenhas mesmo e agora estaria ganhando livros para isso. Nem sempre é tão delicioso quanto parece. Há prazos, às vezes a leitura tem que ser mais acelerada, ou às vezes nos deparamos com um livro que não nos agrada, mas que é preciso ler até o fim para poder entregar a resenha depois (sou muito comprometida com o que me proponho em fazer). 
Enfim, acredito que sim, é bacana começar essa aventura que é ter um blog. Mas isso tem que te dar prazer, e você precisa colocar os seus limites, para que não fique um trabalho tedioso e frustrante. Eu amo o meu cafofo, e fico super feliz quando alguém vem me contar que só comprou um livro por conta de uma de minhas resenhas, que vem sempre dar uma conferida no que há de novo em lançamentos e dicas.

Na próxima sexta-feira, terá um bônus sobre o assunto, e caso queira deixar sua opinião, também será muito bem-vinda!

2 comentários:

  1. Obrigada pelo convite Renata :) fico feliz em poder contribuir!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover