Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Como criar filhos sem medos

Autora: Maria Cristina Martins Alvarenga
ISBN: 978-85-66442-04-5
Cidade/editora: São Paulo/Hyria
Ano de Publicação: 2015
Páginas: 167
*exemplar cedido pela editora
O livro é um pouco diferente do que eu estou acostumada a trazer aqui, apesar de eu ler muitos livros científicos, no blog resenho mais os de literatura em geral, mas exceções sempre existem e neste caso, acredito ser um assunto que atinge a todos e que é importante: prevenção. 

Como criar filhos sem medos funciona como um guia sobre a vacinação, sendo que existem muitas ideias que cercam o assunto e levam a pessoa não querer tomar as vacinas necessárias, porém o que mais prevalece é o medo, tanto em crianças como em adultos. 
O medo dos adultos pode estar relacionado a diversos motivos, e provavelmente foi desenvolvido na infância. O do bebê está relacionado à dor, e muitas vezes são intensificadas pelo medo dos pais que não sabem como lidar com a situação. 

Quem nunca ouviu aquela ameaça da mãe: “Se você não guardar seus brinquedos, vou te levar para tomar vacina”. Porém, como diz a autora e eu já havia ouvido uma professora da faculdade dizer, isso não é legal! A criança entende que tomar vacina é um castigo e algo ruim.
Sobre a diagramação do livro, a fonte da letra é grande, tem quadros e desenhos explicativos e é dividido por capítulos (longos), abordando desde a primeira vacina que o bebê toma logo após o parto, até a vida adulta, pontuando as principais dificuldades e soluções em cada uma delas.

O livro não é difícil de ser lido, as nomenclaturas técnicas são bem explicadas, o que facilita para qualquer pessoa, que não seja especialista, consiga entender (pais, cuidadores, educadores, etc).  A autora, além de profissional na área (enfermeira e mestre), também conta suas experiências pessoais sendo mãe, o que aproxima ela do público abordado.

__________________________________________________________
Estou mudando o blog de plataforma, agora vou utilizar o Wordpress, por enquanto vou deixar este aqui ativo, mas se quiser continuar me acompanhando, segue o novo endereço: https://bloglovelyplace.wordpress.com/


Pode me encontrar também no instagram - facebook - twitter

2 comentários:

  1. hehe esse livro da autora maria cristina martins alvarenga vai me ajudar muito com a vacinação dos guris

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover