Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Responsabilidades como parceiro

Iso Republic
Ontem eu prometi que viria contar as responsabilidades que você deve ter como parceiro. Se não faz ideia do que eu esteja falando, leia este post aqui onde eu conto sobre os motivos de fazer parceria com editoras e depois este aqui que tem algumas dicas de como consegui-las.

Lembrando que tudo o que estou escrevendo foi baseado na minha experiência e aprendizado durante o ano retrasado (que comecei a buscar parcerias) e no ano passado (que consegui minhas primeiras parcerias). 


E quais são as responsabilidades que você deve ter como parceiro de uma editora? Em alguns casos a editora vai te enviar as obrigações que terá durante o período de parceria, outras não farão isso, o que não significa que não exista nenhuma responsabilidade. Até porque, como comentei no primeiro post desta série, é um trabalho conjunto entre o produtor do conteúdo e a editora.

Primeiro, você deverá antes de pedir parceria, saber se dará conta de realizar as leituras obrigatórias. Se sim, então pode seguir em frente. Suponhamos que tenha conseguido uma parceria, a primeira coisa que sugiro fazer e pedir o banner da editora para colocar em seu blog, caso eles já não tenham enviado e anunciar a parceria. Também vale enviar o banner do seu blog para eles (mas não são todas que pedem).

Como já disse, algumas enviarão as obrigações, nesse caso você já estará ciente do seu papel. Nos outros casos, tem editoras que não enviam livros, então a parceria é por meio de trocas de divulgação e pode ser que você terá descontos nas compras dos livros. Outras só disponibilizam o livro em formato digital, e então, realizará a leitura, a resenha e divulgará. E o mais comum são as que enviam o livro físico, que da mesma forma, terá que realizar a leitura, escrever a resenha e enviar o link da resenha para eles.

Minha dica é: se organizem! Tem tempo determinado para dar o feedback das leituras. Cumpra os prazos, até mesmo porque se posteriormente quiser renovar a parceria, isso o ajudará.

Quanto a escrita da sua opinião sobre o livro, seja sincero, mas lembre, pode ser que você não seja o público alvo daquele livro, então ao mesmo tempo, tenta ir além do gostei ou não gostei, pois se a resenha serve para outros leitores conhecer sobre a história e poderá se interessar por ela, se falar apenas não gostei, não é tão interessante.

Enfim, espero ter ajudado com esta série de posts.
Mas calma que amanhã irei postar o último para ajudá-los nesta jornada.
Até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover