Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Como conseguir parcerias?

Iso Republic
Ontem eu te contei alguns motivos para fazer parceria com editoras, se você perdeu o post, vou deixar o link aqui para você ler antes e entender esta série que estou fazendo neste finalzinho de ano. 

E hoje vamos conversar um pouco sobre como conseguir parcerias.

Primeiro, tenha um blog literário (básico né?), mas na verdade, nem precisa ser um blog, pode ser um instagram que tenha como foco livros, ou então um canal no youtube, os booktubers vem crescendo bastante. 

A preocupação da maioria é por não ser um canal famoso ou com milhares de seguidores. Mas isso é o de menos. Não que as editoras maiores não vão olhar para isso. Inclusive tem algumas que um dos critérios é ter uma quantidade mínima determinada de seguidores, mas ninguém começa com um canal fantástico, bombando e super famoso. 

Por isso, o que vai importar é a qualidade do conteúdo e a sua escrita. Não precisa ser o professor de português, mas erros gramaticais não é algo muito bonito de ser ver. Outro ponto é a sua determinação com seu blog, se você criou ele há dois meses e está buscando parcerias, é menos provável que vá conseguir, afinal, como poderá provar que seu blog não vai desaparecer ou deixar de ser atualizado? Então quando for fazer a inscrição, cita há quanto tempo seu blog existe.

Quanto ao layout, precisa ser razoável, de modo que o leitor consiga ler. Eu particularmente, prefiro os blogs mais minimalistas, sem cores muito forte ou fontes que confundam. Mas é um gosto pessoal mesmo.

Várias editoras, no momento da inscrição, pedem para você colocar os motivos pelo quais gostaria de fazer parceria com ela, então se é uma editora que você já tem mais afinidade com os livros, fica mais fácil. E seja coerente, se não conhece a editora, pesquisa antes, conheça-a. Não saia escrevendo a mesma resposta para todas e veja se os livros que ela publica são de fato de seu interesse, ao contrário pra quê fazer parceria se nem se interessa por aqueles tipos de livros???

Um exemplo, vocês sabem que não sou uma leitora voraz de romances contemporâneos ou romances eróticos, então não tem motivo para eu querer ser parceira de uma editora que publica livros desse gênero. O que é diferente do caso de eu não ler esses livros, mas desejar conhecer mais sobre.

Seja profissional, mesmo que seu blog seja apenas um hobbie, como é o caso do meu, não significa que tenha que ser "relaxado". Apresenta o blog, seus objetivos e os motivos pelos quais deseja a parceria. E detalhe, não são todas as editoras que pedem isso. Algumas a inscrição é mais básica, outras pedem mais informações. E lembre-se que elas vão avaliar seu blog, então mantê-lo atualizado é muito importante!

Amanhã venho contar as responsabilidades que você deve ter como parceiro.
Até logo.

2 comentários:

Pin It button on image hover