Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Poemas ao Desabrigo

 Autor: Raul de Taunay
ISBN: 978-85-421-0522-3
Cidade/editora: Rio de Janeiro/7 Letras
Ano de Publicação: 2016
Páginas: 223
*exemplar cedido pela Oasys Cultural
O livro irá por meio dos poemas descrever diversas situações, e devido a bagagem cultural do autor e também suas experiências, torna uma obra riquíssima. A temática varia entre natureza, amor, lugares pelos quais o autor passou, despedidas, sobre a própria poesia, e inclusive um poema dedicado ao Vale do Rio Doce.
O autor exerce funções diplomática e atualmente mora na República do Congo. Ele possui vários outros livros escritos, porém eu ainda não conhecia nenhuma de suas obras.
Um fato que eu gostei muito é que na organização do livro, os títulos dos poemas são em ordem alfabética e o papel é amarelado e de uma espessura muito boa.
De verdade, nunca fui muito de ler poemas, lia na escola quando era necessário, sempre achei muito complicado entender várias palavras "colocadas ao acaso para rimar", sim, está era a minha compreensão. E lendo este livro, não tive dificuldades para entender, ainda acho que existem poemas mais subjetivos e que guardam uma experiência própria, mas talvez por me identificar, ou por eles descrevem situações mais atuais, facilitou a compreensão e foi gostoso de ler.
O pensamento não dá descanso:
De onde venho, para onde vou,
Quando o remanso?
(P.53)

Nada de Guerras, nem de domínios,
Abaixo as armas e os extermínios,
Quem vive de sangue está possuído.
(p. 54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover