Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O Senhor dos Anéis 1: A Sociedade do Anel (J.R.R. Tolkien)

ISBN: 978-85-336-1337-9
Título Original: THE LORD OF THE RINGS-Part 1:The Fellow of the Ring
Tradução: Lenita maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta
Cidade/editora: São Paulo: Martins Fontes
Ano de Publicação: 2000
Páginas: 436
Links: Submarino - Saraiva - Skoob
Classificação

A Sociedade do Anel é o primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis, e vai contar a consequência que uma façanha de Bilbo em sua aventura no livro O Hobbit, causou. Mas não é necessário ter lido O Hobbit para entender, pois o próprio autor faz um resumo da história, e conforme vão sendo narrados os fatos, fica claro o que aconteceu.
O livro se inicia no Condado, onde Bilbo Bolseiro decide dar uma festa para comemorar seu aniversário e preparar uma surpresa para os convidados em sua bela casa, então, depois de fazer seu discurso e se despedir, desaparece, o que deixa seus convidados muito nervosos.
A casa de Bilbo fica para Frodo, seu sobrinho, e junto com ela, uma jóia muito importante: um anel, mas não é qualquer tipo de anel, e sim o Anel Um. O mago Gandalf fica encarregado de cuidar do pequeno hobbit, e logo percebem que está na hora de Frodo cumprir sua missão como o portador do Anel. E então se inicia a grande aventura que leva os escolhidos para uma perigosa jornada por caminhos conhecidos somente nas histórias e canções que passaram de gerações a gerações e que nem sem sempre tem um bom final.
Frodo aceita sua missão com coragem, e apesar de em alguns momentos ter achado suas atitudes tolas, ele se mostra um bom hobbit. O personagem que eu mais gostei foi Sam, o companheiro fiel de Frodo, é incrível o cuidado que ele tem com o seu “patrão”. Já os outros hobbits, tive a impressão que eles não tinham percebido o quão perigoso era acompanhar o portador do Anel, e não estavam levando nada a sério, principalmente Pimpim. 
O livro é dividido por capítulos longos, e a fonte da letra é pequena. O autor tem um cuidado extremo com a narrativa, fazendo descrições extremamente detalhadas, isso tem seu lado positivo e negativo (no meu ponto de vista), no livro O Hobbit isso não me incomodou, mas nesse, apesar das cenas também se passarem em florestas/montanhas, a leitura ficou cansativa.
E para ajudar teve alguns personagens que eu não gostei, além de acontecer algo que também me deixou chateada (não vou contar para não dar spoiler).
Eu já tinha lido O Hobbit (inclusive, fiz resenha) e amado, e como sempre tinha ouvido falar sobre essa trilogia, decidi que já era mais que hora de ler. Mas não sei se o momento não ajudou muito (sabem como é estar de ressaca literária?), ou se eu estava um pouco desacostumada com esse tipo de escrita, o livro não fluiu muito bem, achei cansativo e demorei a ler.
Mas de forma geral, eu gostei sim do livro, fica claro como a possibilidade de ter poder pode mudar as pessoas, o final não é muito interessante, mas como se trata de uma trilogia, eu entendo. Espero que os próximos consigam me prender mais.

Alguém já leu está trilogia? O que acharam?
Espero que tenham gostado!

Beijinhos
__________________________________________________________
Estou mudando o blog de plataforma, agora vou utilizar o Wordpress, por enquanto vou deixar este aqui ativo, mas se quiser continuar me acompanhando, segue o novo endereço: https://bloglovelyplace.wordpress.com/


Pode me encontrar também no instagram - facebook - twitter

12 comentários:

  1. Eu tenho a maior preguiça do mundo de ler esses livros, incluindo O Hobbit, mas tenho muita vontade ao mesmo tempo (?) hahaha

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são mais complexos, mas depois que começa a ler, fica interessante. Eu daria o conselho de iniciar pelo O Hobbit hahaha
      Abraço <3

      Excluir
  2. Oi Renata, tudo bem?
    A trilogia O Senhor dos Anéis foi uma das primeiras
    sagas que eu adquiri, a muito tempo... Realmente no início é uma
    leitura um pouco cansativa, mas com o desenvolvimento vai ficando melhor.
    Ainda assim, achei O Hobbit o melhor livro da Saga.

    Um beijo!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo sim! E você?
      Que legal! É, o começo é mais cansativo. Eu também achei O Hobbit melhor rs
      Beijos

      Excluir
  3. O Senhor dos Anéis, juntamente com Harry Potter, são duas "sagas" que eu tenho muita vontade de ler, porém ando fugindo das séries de livros, hahaha. Acho interessante como os autores desse tipo de livro conseguem criar um mundo totalmente novo e complexo.
    Beijos, Re!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu terminei de ler Harry Potter eu fiquei me perguntando o motivo de não ter lido antes hahaha Agora O Senhor dos Anéis eu sempre tive vontade de ler, mas nunca tinha coragem de começar.
      Ambos são muito bons! E os autores também!
      Beijos, Le!

      Excluir
  4. Deve ser bom o livro, eu não sou muito fã, o filme quando passa não me vem vontade de assistir, mas o livro deve ser bom, não sei fiquei interessada, pois acho os livros melhores que os filmes, adorei a resenha, te mandei mensagem no Facebook perguntando se você queria participar do projeto 7 on 7, explico como funciona na mensagem caso queira participar....
    Beijinhos
    http://estacoesdosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giselly!
      Concordo com você em relação aos livros serem melhores que os filmes ;)
      Não encontrei sua mensagem :(
      Beijoss <3

      Excluir
  5. Oi Renata!
    Quero sim ler esse livro, mas me desanima pelo nível de dificuldade (lento, longo, preciso estar totalmente envolvida com a história para entender essa história), não é um simples livro 'passatempo', rs.
    Porém, não desisti, sei que ao final, valerá totalmente a pena \o/
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!
      É um livro um pouco mais complexo, mas compensa ler sim!
      Que bom saber que não desistiu!
      Beijos <3

      Excluir

Pin It button on image hover