Páginas

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Caixa de Pássaros (Josh Marlerman)

 
 ISBN: 978-85-8057-652-8
Título Original: Bird Box
Tradução: Carolina Selvatici
Cidade/editora: Rio de Janeiro/Intrínseca
Ano de Publicação: 2015
Páginas:272
Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempo em fugir para um local onde sua família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em uma barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?
Em Riverbridge, nos Estados Unidos, Malorie vive com sua irmã Shannon em uma casa alugada a pouco tempo, até que casos estranhos começam a acontecer inicialmente da Rússia, e por isso as notícias se referem como Relatório Russo, mas não demora para acontecer nos Estados Unidos, as pessoas estavam se suicidando de forma cruel e ao que tudo indicava, isso acontecia depois de elas terem visto algo. 

Não demora para as pessoas começarem a andarem na rua tapando os olhos, e o pior, passam a nem sair de casa e colocar cobertores na janela. E é nesse espaço de tempo que Malorie descobre que está grávida de um rapaz que estava saindo.

Agora além de proteger a si mesma, precisa se preocupar com o bebê que vai nascer neste mundo onde não pode enxergar. O pânico do desconhecido invade as pessoas e logo vira uma luta por sobrevivência.
Malorie é uma personagem que inicialmente não me cativou, mas conforme vai desenvolvendo a história você compreende todo seu cuidado e dá para admirar sua inteligência. O mais interessante é que no começo de toda essa história, quando as pessoas já estavam com medo, ela se mostrava mais cética, inclusive bem mais do que sua irmã, depois desenvolve um senso enorme de cuidado, e acredito que essa sua característica que a torna uma sobrevivente mais inteligente do que os demais.

Em relação ao cuidado com os filhos, dá uma baita discussão de ética, afinal, dá para ser uma mãe perfeita quando suas vidas estão em jogo? Pessoalmente, eu fiquei muito preocupada com as crianças e em alguns momentos também tive raiva da Malorie.
O livro começa no presente e vai alternando com o passado de forma que o leitor possa ir compreendendo as ações da personagem e o que tinha acontecido para chegar naquela situação, e no final, as partes se encontram. Particularmente, gosto muito desta forma de escrita. Os capítulos são curtos, a letra é média e as folhas são amareladas. Acho a capa muito bonita (apesar de dar a impressão de ser uma história mais de terror, porém na verdade é um suspense) e o título condizente com a história.
Antes de ler já tinha ouvido muitas (muitas mesmo) críticas negativas em relação ao livro, então li esperando pelo pior, porém me surpreendi e gostei muito da história. O final realmente não é dos melhores, mas em relação ao que ouvi outros leitores falando, achei razoável. Realmente ficaram vários pontos soltos, alguns entendo que o autor usou de forma que o leitor tirasse suas próprias conclusões, mas ainda assim, ficou faltando algo. Entendem o que quero dizer? É difícil explicar isso sem dar spoiler!
"O homem é a criatura que ele teme"

Espero que tenham gostado da resenha!

2 comentários:

  1. Caixa de pássaros é um livro que eu quero ler a muito tempo, mas ainda não tive a oportunidade, muita gente fala que o livro é ruim, mas muita gente fala que é bom também.
    Espero lê-lo em breve.
    Amei a resenha <3
    Beijos
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem controverso! Eu também li muitas críticas negativas, mas gostei!
      Leia sim, depois conta a sua opinião.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos <3

      Excluir

Pin It button on image hover