Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Eu amo estudar?

O tema deste mês do projeto #umafotoumahistoria é “Volta às Aulas”, e sei que nesta época sempre fazemos vários post sobre isso, já que é um mês onde a maioria retorna à rotina escolar. Então hoje eu quis aproveitar para contar um pouquinho sobre minha experiência com os estudos, e dar algumas dicas para vocês!

 Minhas aulas voltaram semana passada, e confesso para vocês, eu não estava nem um pouco animada! E sinceramente, isso foi bem estranho para mim, pois sempre gostei de estudar, e apesar de amar as férias, sempre ficava empolgada para voltar à escola.
Sabe aquela aluna que chorava quando tirava uma nota mediana? Essa era eu! Ou ainda sou? Hahaha. Sempre fazia as lições de casa, e quando esquecia algo ficava morrendo de medo da professora brigar. Faltar? Só em caso de emergência mesmo!
Imagino que vocês já devem ter imaginado o tipo de aluna que eu sempre fui não é?
E pensando sobre isso, percebi que na verdade eu nunca gostei tanto de estudar. Então por que estudava e queria tirar as melhores notas? Ai está o problema!
Não era porque meus pais pegavam no meu pé (na verdade eles nunca ligaram muito para isso), mas sim por medo dos professores (quando eu era mais nova), e mais tarde, vergonha deles e dos outros alunos.
E claro, ninguém consegue fazer algo forçado a vida toda, não é mesmo? Foi por isso que ultimamente eu vinha estando tão desanimada em relação aos estudos, e quando eu digo isso, não estou me referindo à faculdade, amo a escolha que eu fiz, mas estava desanimada em não aproveitar da maneira que eu poderia.
 E o que mudou quando eu descobri isso? Bom, mudou muita coisa! Primeiro, que eu estava fazendo esse curso porque eu escolhi (parece bem óbvio não?), então não precisava “agradar ninguém” a única pessoa que precisava se sentir feliz com isso era eu mesma, e não estava sendo assim. Segundo, para que ter vergonha dos professores e alunos? Afinal, se estamos dentro de uma sala de aula, é para aprender! (Incrível como isso também é tão óbvio!). E por último, nada de estudar forçado, e sim por curiosidade em aprender mais, de acordo com seu tempo e maneira, respeitando seus limites, e se a matéria não agrada, dê o seu melhor possível, pois ninguém quer fazer duas vezes algo que acha chato concordam?
Motivação para estudar não surge como mágica, é simplesmente algo que deve fazer parte da sua rotina, se não estiver com vontade, começa a fazer sem vontade mesmo, pois se for esperar ela aparecer, vai acabar assistindo uma temporada da sua série preferida e pegar o caderno algumas horas antes da prova acontecer, isso é, se o sono deixar você entender alguma coisa do que está escrito.

E vocês, já voltaram às aulas?
Conte a sua experiência com os estudos!

Ah, pode ficar à vontade para participar do projeto, para saber mais, clique aqui.


Não se esqueçam de visitar o blog Garotas sem Controle e ler o texto delas.

10 comentários:

  1. Eu nunca gostei de ir na escola, mas sempre gostei de aprender. Meu forte não é fazer nada em grupo e eu sempre me dou melhor no silêncio e no conforto do meu quarto, por isso fiquei dois anos estudando em casa, mas agora que já voltei para a escola preciso aturar tudo o que eu não gosto e dar o meu melhor!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miss, antes eu também não curtia muito ir para a escola, mas fui aprendendo com o tempo. Achei muito interessante essa sua experiência de ter saído da escola e estudado em casa.
      Dê o seu melhor sim! Em algum momento tudo será compensado ;)
      Abraço <3

      Excluir
  2. Nossa,Renata... Eu realmente me vi em ti! hahahaha Eu também era (ainda sou) assim. E tenho o mesmo pensamento, não é legal repetir algo que não gostamos. Minha universidade trocou alguns professores e a qualidade decai, aí estou pensando em trocar, porque fica desanimador. :/


    Beijos!
    Janela de Sorrisos
    Fã Page Janela de Sorrisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que não sou a única, Thaís! Hahaha Sempre pensei assim, pois se uma vez já é difícil, imagina fazer duas vezes?!
      Nossa... que pena! Realmente isso desanima!
      Beijos <3

      Excluir
  3. Eu era bem como você também *-*
    Hoje já não sou mais empolgada com os estudos, e ainda bem que já me formei rsrs
    Ótimo texto.

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é? Será que um dia eu também vou me desencanar mais? Hahaha
      Muito obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Amei o texto!! Me deu uma vontade tão grande de voltar a estudar.
    Bj BJ
    garotassemcontrole.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando fazemos as coisas pensando em agradar somente a nós mesmos tudo fica mais leve, né?
    Eu me identifiquei muito com o que tu disse, pois sempre fui uma boa aluna também, mas em uma fase da minha vida me preocupei muito em agradar os outros com minhas notas. Hoje, isso passou e eu finalmente estudo por mim mesma, pra alcançar meus objetivos.

    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Só me pergunto o motivo de ter demorado tanto para perceber isso... Mas ainda bem que conseguimos né?
      Beijos, Lê!

      Excluir

Pin It button on image hover