Páginas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Tolkien O senhor da Fantasia

Autor: Michael White
ISBN: 978-85-9454-020-1
título original: Tolkien: a biography
Tradutor: Bruno Dorigatti
Cidade/editora: Rio de Janeiro/Darkside Books
Ano de Publicação:2016
Páginas: 280
Tolkien, batizado pelo nome de John Ronald Reuel Tolkien, nasceu em uma família humilde em Broemfontein na África do Sul no ano de 1892. Seus pais eram de Birmingham, porém com o desejo de crescer e ter uma carreira que proporcionasse uma vida digna para a esposa e os filhos, Arthur, pai de Tolkien parte para África ao receber uma oferta de trabalho. E quando conseguiu um bom cargo, casou-se com Mabel, mãe de Tolkien. E foi naquela cidade que Tolkien nasceu, porém não era um lugar muito agradável para quem estava acostumada com o clima mais ameno da Europa, a cidade era quente, cheio de insetos (com uma aninho Tolkien foi mordido por uma tarântula e teria morrido se a babá não tivesse sugado o veneno rapidamente).
Após o nascimento do segundo filho, Hilary, Mabel decidiu voltar para a Inglaterra onde teria o apoio da irmã para cuidar dos filhos. E por infortúnio da vida, Arthur ficou doente e acabou falecendo longe da família, sem a oportunidade de conquistar seus sonhos e ver os filhos crescerem.
Sua mãe continuou morando com a família, mas não por muito tempo. Sabemos que divergências religiosas causam conflitos até hoje, imagina em uma época mais conservadora. E foi por esse motivo que a família cortou relações com a mãe de Tolkien, por ela ter mudado de religião. E então, mais uma vez, a vida das pequenas crianças sofreu outra grande mudança, de uma bela casa no campo, onde surgiu os primeiros vestígios das esplêndidas criações fantasiosas de Tolkien, para uma casa "desagradável".
Em uma das mudanças de casas, conheceram o padre Francis quem ajudou muito a família e foi um grande incentivador para os estudos de Tolkien, e também foi quem o impediu-o de manter contato com a Judith (uma moça órfã por quem Tolkien se apaixonara), até que ele terminasse a faculdade. 
As mudanças constantes de moradia foi algo que marcou a vida toda de Tolkien, e o que era sempre um incômodo para sua esposa. E apesar de Tolkien ter sido um ótimo pai, não me pareceu um ótimo marido. Quase não ficava em casa, saindo com os amigos para discutir suas histórias e quando estava em casa, estava trabalhando (o que ela fazia muito!).
No livro tem uma parte sobre a Primeira Guerra Mundial (que Tolkien participou como soldado e foi algo muito marcante em sua vida), bem triste. Sei que é sempre triste, mas ultimamente ler sobre isso está me deixando mais melancólica do que antes. Tanto que não tenho mais coragem de ler livros que falam especificamente sobre isso. A guerra também teve uma grande influência nas criações de Tolkien.
Na história também irá contar sobre amizade de Tolkien com C. Lewis, que em 1930 já previa que O Hobbit se tornaria um clássico. E é preferível ler esta biografia depois de já ter lido as obras do Tolkien, a menos que não se importe de receber spoiler. No meu caso estava lendo junto com O Silmarillion, já devem imaginar...
Tolkien era perfeccionista ao extremo, deixando claro que não era nada fácil trabalhar com ele. Além de ser o maior crítico do seu trabalho, não é a toa que levou sua vida inteira para publicar sua obra, trabalhou nelas até seus últimos dias. E ainda deixou muitas coisas incompletas, que seu filho mais novo e o mais apegado ao trabalho do pai, concluiu. E pode-se perceber claramente que os defeitos tendem a piorar na velhice.
Sobre o livro (fisicamente), não tenho palavras para descrever como ele é lindo! Primeiro que todas as edições que eu já vi da Dark Side Books são maravilhosas. Mas esse... <3 As folhas são amarelas, a fonte tem um tamanho muito bom, o livro é cheio de detalhes, no final tem algumas fotos da família, da escola em que Tolkien estudou, das trincheiras, de Oxford, etc. Além de vir com um pôster que tem a foto do Senhor da Fantasia de um lado e um mapa  do outro (que pretendo emoldurar).


Acho que ficou bem claro que eu amei o livro, não é mesmo?

2 comentários:

  1. Noooossa, maravilhosa esse edição, hein!! <3 <3 <3
    Wishlist na certa!! Amei a dica!
    Bjs,
    Rebeca

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover