Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Um vício chamado celular

     Logo quando eu acordo, ao desligar o alarme pela décima vez, geralmente, a primeira coisa que faço é pegar o celular e checar as notificações, e vendo alguns vídeos de rotina no youtube, percebi que essa atitude é super comum, assim como de almoçar e jantar assistindo vídeos e mandando mensagens, antes de dormir dar aquela última olhadinha nas redes sociais (muitas das vezes com um olho só aberto de tanto sono hahaha).  
    Eu não me considero viciada em celular, e pensando sobre isso, percebi que este pode ser um problema, pois sempre acho que essas atitudes não afetam e que possuo o controle. Mas não é verdade. Quando preciso esperar alguma coisa, pego o celular, quando estou em um lugar novo e não tem ninguém para conversar, pego o celular (ao invés de conhecer novas pessoas), também notei que sempre que procrastino alguma tarefa, estou com o celular na mão.
   Não sou contra a tecnologia, muito ao contrário, porém sabemos que tudo precisa de limites, e que por ser algo bom, perdemos um pouco o controle e quando vemos, a maior parte da nossa vida é perdida com pessoas que não estão ao nosso redor e que muitas das vezes não conhecemos e nem elas nos conhecem, enquanto quem está sempre ao nosso lado não recebe a devida atenção. Lembrando, é claro, que tudo tem suas devidas exceções, e que estou escrevendo isso baseada nas minha atitudes.
    Espero muito aproveitar este ano da melhor maneira possível, e para isso, preciso mudar, e começando pela tecnologia, decidi estabelecer algumas regrinhas para mim mesma, como:
  • Ao acordar, invés de pegar o celular, responder a perguntinha: "O que posso fazer para tornar este dia melhor?";
  • considerar os momentos de refeições importantíssimos, prestando atenção no que como, sem distrações (e celulares bem longe da mesa);
  • Quando sair de casa usar celular o necessário, prestar mais atenção no ambiente, e estar mais presente ;
  • Criar horários para entrar nas redes sociais ao longo do dia (tipo, 10 minutos depois de estudar por 50 minutos);
  • Não entrar nas redes sociais pelo menos 30 minutos antes de ir dormir.
    Para escrever este texto, me inspirei no tema 131 do projeto 642 coisas sobre as quais escrever: Como a tecnologia móvel (celular, ipods, etc) estão afetando o seu comportamento e a interação no meio social; e no espaço público? Como tem impactado a vida na rua todos os dias, e a capacidade de lidar com as pessoas desconhecidas?

O que vocês acham sobre esse assunto?
Deixa sua opinião nos comentários.
Beijinhos

6 comentários:

  1. Olá Renata,
    Concordo com você!!Precisamos esquecer um pouco da tecnologia e focar nas pessoas ao nosso redor. Belo texto! BJ BJ
    http://garotassemcontrole.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Sim, acho que isso é muito importante! Obrigada
      Beijos

      Excluir
  2. Concordo com tudo, sem tirar nem por. É igual aquela frase: "celular aproxima quem tá longe e afasta quem tá perto". Adorei sua regras, algumas já até adoto, como por exemplo não almoçar mexendo no celular, fazia muito isso e uma vez minha mãe deu a louca aqui em casa hahah Já tentei essa do 10 min celular, 50 estudar, nunca deu certo pra mim :( E essa do parar de mexer no cel 30 min antes de dormir também já faço, porque gosto de ler antes de dormir. Boa sorte pra conseguir fazer tudo!
    Amei seu blog, estou seguindo. Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase é perfeita! Resume tudo hahaha
      Que bom que gostou! Aqui em casa é ao contrário, minha mãe almoça falando no celular, eu não suporto isso! Quando começar minha aulas que vou saber se ela vai funcionar ou não para mim. Eu também estou lendo antes de dormir, e estou amando! Muito melhor.
      Muito obrigada! Beijos

      Excluir
  3. Interessante o pôster. Eu definitivamente não sou viciada em celular, tipo, eu passo dias sem pegar no meu par entrar na internet, não suporto aquela telinha pequena, me acostumei mais com o Computador. Então acho que meu vicio mesmo é computador, tô sempre assistindo nele, vendo videos, postando no blogger, nas redes sociais, tipo, não passo um dia sem ligar ele. O que no final acaba sendo um problema tanto quanto o celular né?!
    E achei super legal seu texto incentivando a nos privarmos mais da tecnologia, e se abrirmos mais para o mundo ao nosso redor. Sempre que consigo me afastar um pouco (o que não muitas vezes, hahahaha), Eu procuro passar o dia me ocupando em outras coisas. Ajudo minha mãe na cozinha, leio um livro, desenho, vou arrumar minhas roupas, ou fazer faxina em casa. Assim ocupo a mente, e a vontade de correr pro PC diminui, e aos pouquinhos eu conseguindo controlar o horário de mexer no computador e o de me conectar com o mundo.
    Adorei o pôster!
    http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu problema já é o celular, tenho o netbook, mas uso mais para o blog, já o celular acho mais prático.
      Que bom que gostou!Sim, agora estou tentando controlar melhor meu tempo, mas é tão automático pegar o celular na mão e entrar nas redes sociais, no seu caso, ligar o computador né? Mas é uma boa ideia se ocupar com outras coisas!
      Beijos

      Excluir

Pin It button on image hover