Páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O Inominável

O Inominável
O inominável é um livro escrito por Gustavo Lopes, um autor independente, que tem a temática de mistério e suspense. Também envolve fantasia, apesar de a protagonista negar. E já vou dizendo que não é um tipo de livro que estou acostumada a ler, apesar de ter gostado da experiência.

O livro é curto, tendo seis capítulos mais o Prólogo e o Epílogo e se encontra disponível nas plataformas de leitura Wattpad e Luvbook. É narrado em primeira pessoa na forma de um relato escrito por Thalita, uma aluna do ensino médio, contado sobre algo que aconteceu há dois anos atrás na sua antiga escola, junto com seus amigos Augusto, Andreia e Davi.

Thalita é aquela aluna que pode ser considerada comum em uma escola. Tira notas boas, tem uma boa relação com os professores e convive bem com seus colegas de sala. Talvez pelo destino se vê incluída em um  grupo que a primeira vista, não combina com eles. 

Augusto é um garoto quieto, que vive escondido dentro da biblioteca e da sala de informática, fugindo das piadinhas dos outros alunos. Essa sua característica de se manter "na sua" chama atenção de Davi, que por outro lado é mais explosivo e não leva desaforo para casa, e por sua sorte é tem boas notas, o que o destaca e mantém salvo de ser expulso. 

Andreia inicialmente tinha uma relação bem próxima com Augusto, partilhando dos mesmos gostos, ela teve uma transformação bem visível para os demais, passando da garota popular para a gótica da escola.

Conforme vai se lendo a história pode-se observar que de certa forma Augusto é o elo que unem os demais. E foi em um dia comum, quando estavam na biblioteca depois de Thalita ter ajudado os alunos de recuperação, que ele encontrou um livro peculiar que não se parecia com os outros. Nunca tinham visto aquele livro, nem a bibliotecária conhecia aquele exemplar. E o mais intrigante, não tinha nada escrito! Isso não impediu Augusto de levar o livro para casa e descobrir algo que mudaria totalmente a vida deles (e de várias outras pessoas).

A história tem uma temática contemporânea, trazendo uma discussão sobre o bulliyng e suas consequências. Me lembrou o mangá Death Note, tanto por causa do livro encontrado como a busca por uma vingança pelos injustiçados. Outro ponto que quero destacar, é a forma que foi desenvolvida a narrativa, fazendo com que a protagonista conversasse com o leitor, o que faz com que a leitura se torne mais próxima e emocionante.

O que me mais me chamou atenção foi a mudança de Augusto, o garoto tímido e calmo que no final era quem liderava o grupo. Acho que ele era quem mais tinha o desejo por vingança, e mostra como muitas vezes ficar calado somente guardando rancor, não é uma opção boa, ainda que sejam mais elogiados do que aqueles que são mais explosivos. Me fez pensar que o silêncio nem sempre pode ser bom, ele pode estar escondendo muitas coisas...

Não poderia deixar de citar que tem muitas músicas que fazem parte da história, não só como conteúdo, mas que tem relação com os acontecimentos. Eu não conhecia a maioria, algumas eu até procurei ouvir (como manda a protagonista).

Outra coisa que quase ia me esquecendo de comentar... O título do livro. Não posso falar muito sobre, por causa de spoiler, mas quando ler o livro, procura o significado da palavra "Inominável", achei isso bem significativo.
O Inominável
Enfim, é um livro de certa forma interessante e que vale a pena ler. Principalmente se gosta do gênero, ou quer conhecer sobre a história. De início já vai ser alertado sobre o final... Considero um livro bom, apesar de achar que poderia ser mais explorado, principalmente sobre as outras personagens.

Não esqueçam de comentar!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover