Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Senhor dos Anéis 3: O Retorno do Rei (J.R.R. Tolkien)



O Senhor dos Anéis 3: O Retorno do Rei (J.R.R. Tolkien)
ISBN: 978-85-336-1339-3
Título Original: The Lord of the Rings  - part III: The Return of The King
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta
Cidade/editora: São Paulo: Martins Fontes
Ano de Publicação: 2000
Páginas: 431
Links: Saraiva - Skoob
Classificação

A sombra dos exércitos do Senhor do Escuro cresce cada vez mais. Homens, anões e elfos unem-se para lutar contra a Escuridão. Enquanto isso, Frodo e Sam penetram na terra de Mordor, em sua empreitada heróica para destruir o Anel.

Se você ainda não leu os livros anteriores, a resenha poderá ter spoiler!

O Retorno do Rei é o terceiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis. E continua com a missão do portador do anel de destruí-lo, porém cada vez mais ela se tornará difícil.

O livro retoma a jornada de Gandalf com Pippin, depois do erro que o hobbit comete, partindo para Minas Tirith, onde Denethor, pai de Boromir, era o regente. E ali Pippin se torna servidor dele, até que um evento muito estranho acontece, quase trazendo uma tragédia ainda maior.
Enquanto isso, na terra dos Rohan, os cavaleiros se preparavam para partir à luta em defesa da terra de Gondor, contra a escuridão crescente, comandados pelo valente rei Theóden. Mas não sabem se conseguirão chegar antes que a cidade já esteja destruída.
Neste livro, apesar de Frodo ainda desempenhar um papel muito importante, o foco estava em outros personagens. Merry e Pippin me surpreenderam, pois havia comentado nas resenhas anteriores que achava as atitudes deles um pouco tolas, e neste livro houve uma grande evolução. Sam continua o bom protetor do mestre, e também desempenhou um grande papel, e senti que muitas vezes Frodo foi mal agradecido hahaha
E uma grande surpresa acontece no final, mostrando que nem todos os erros, afinal, são ruins!

A edição é a mesma que os anteriores, capa brochura com orelha, a fonte da letra é pequena e capítulos longos. No início tem o resumo dos livros anteriores, mapas no final, a única coisa diferente é que antes dos mapas, tem os apêndices, e ali se encontra muitas coisas legais, desde as referências de passagens dos livros, onde podemos conhecer as histórias dos personagens e os motivos de eles agirem de certa forma, dados dos reinos, acontecimentos importantes, calendário do condado, escrita e ortografia e a língua e os povos.
De todos os livros da série, este foi o que eu mais gostei, devido às várias mudanças de cenas da narrativa e com os momentos de ação, o livro não ficou tão cansativo quanto os outros, principalmente o primeiro.

Alguém já leu está trilogia ou algum livro do autor?
Comentem o que acharam!
Beijinhos <3

_______________________________________________________________
Estou mudando o blog de plataforma, agora vou utilizar o Wordpress, por enquanto vou deixar este aqui ativo, mas se quiser continuar me acompanhando, segue o novo endereço: https://bloglovelyplace.wordpress.com/




Pode me encontrar também no instagram - facebook - twitter

16 comentários:

  1. Oi Renata,
    Acabei de ler uma resenha sobre "O Hobbit" e agora uma sobre "Senhor dos Anéis"... será que é um sinal para eu ler esses livros? HAHAHA
    Estão como meta de leitura sim, vamos ver se consigo começar esse ano ainda.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ale!
      Acho que isso é um sinal mesmo hahaha
      Espero que consiga!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu nunca li nada desse autor,vou procurar outros livros porque acho essa trilogia muito cansativa, apesar de vc mencionar que esse livro foi diferente, principalmente do primeiro e tal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler O Hobbit, é um livro único, e apesar de ser uma história do mesmo estilo, eu não achei cansativa. É muito bom!
      Beijos

      Excluir
  3. Nunca li esse, mas realmente parece ser ótimo.
    Beijos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já comecei a ler O Senhor dos Anéis várias vezes, mas como só tenho em e-book, não consigo fluir com a leitura, mesmo tendo muito interesse por ela. Como não li nenhum livro da série ainda, evitei ler essa resenha por causa de spoiler.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Claris... mas vai tentando que uma hora que você consegue! Achei o primeiro livro mais cansativo mesmo, e eu também tenho um pouco de dificuldade para ler e-book.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Eu dei uma pesquisada em alguns livros desse autor e achei interessante, mas não sei por que, mas, sempre que falam vamos ler senhor dos anéis eu dou uma desanimada rsrs, deve ser pq é muito grande, ou porque não gosto do filme hehe :V, mas gostei da resenha.
    Beijos

    http://estacoesdosentimento.blogspot.com.br/2016/03/moletom-peca-mais-fashion.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são bem grandinhos mesmo, mas são bons! Ainda não assisti o filme, então não sei a diferença.
      Beijos

      Excluir
  6. Você acredita que assisti todos os filmes d'O Senhor dos Anéis mas nunca, nunquinha li um livro do Tolkien?! Eu sei... é vergonhoso. Preciso corrigir isso o mais rápido possível e sua resenha me lembrou que tenho esse DEVER na vida! Hahahhaha.
    Beijinhos pra você.
    Fê Cardoso.
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahaha
      Que bom! Depois que você ler, quero saber o que achou ;)
      Beijos <3

      Excluir
  7. Oie Renata :)
    Eu nunca li nada do Tolkien, mas quero ler logo, principalmente O Hobbit (amei os filmes, imagino o livro) e O Senhor dos Anéis também (confesso que esse dá uma leve preguiça) heuehe
    Que bom que você gostou desse
    Bjo
    Leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Eu nunca vi os filmes, bom saber que você gostou! Eu sempre tive muita vontade de ler essa trilogia, mas demorei justamente por causa da preguiça em começar hahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Renata,

    Essa trilogia está na minha wishlist literária, preciso comprar e preciso ler! HAHAHA Pior que eu sou chata e não quero ver os filmes antes de ler os livros, daí fico nessa eterna enrolação, sabe? Mas sua resenha me animou, nas férias vou tentar começar o primeiro volume. ;)

    Beijos!
    janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís,
      Não acredito que eu sou chata como você ;) hahahaha Sempre leio os livros antes, e tenho que ficar fugindo de spoilers dos filmes hahaha
      Leia sim! Depois me conta o que achou.
      Beijos :)

      Excluir

Pin It button on image hover