Páginas

domingo, 28 de junho de 2015

Bloqueio de Escrever


     Hello Cupcakes! Hoje iremos falar sobre o famoso bloqueio de escrever. Sabemos que existem dias e dias, e muitas vezes nossa criatividade não funciona de maneira nenhuma, pode ser excesso de informações, cansaço, etc. Isso acontece muito comigo, tenho uma ideia e não consigo desenvolvê - la, e acabo ficando bastante frustrada.
     Já comecei escrever inúmeros textos, que parei na metade por não conseguir dar um final. Ou projetos de livros inacabados. Ideias e mais ideias, que não consegui passar para o papel. Agora na faculdade também está bastante complicado, pois precisa escrever bastante, e eu chego até ficar desanimada.
       Acho que todas as pessoas passam por isso. E não existe fórmula mágica para curar esse bloqueio (pelo menos até hoje não encontrei), algumas coisinhas até podem ser feitas para ajudar, e vou contar para vocês o que eu costumo fazer para ficar um pouquinho mais criativa.
      O melhor a fazer é não forçar, pois se sente que não consegue mais pensar em nada e tudo o que escrever não faz mais sentido, tente se "desligar ao máximo do mundo". 
       Antes eu achava que quanto mais informações eu tivesse, mais inspirada ficaria e assim iria conseguiu produzir mais coisa. Foi um engano meu, pois acabei ficando mais ansiosa e era tantas coisas para pensar que não conseguia focar em nada. 
     Por isso permita dar um tempo a si mesma. Faça uma atividade relaxante e se estiver muito cansada, durma. Sei que parece bobagem dizer isto, mas enquanto dormimos existe um sistema no nosso cérebro que separa as informações importantes, "descartando" aquelas que não são necessárias.
      Procure inspirações dentro do campo de ideia que quer desenvolver. Se estou escrevendo um texto de determinado tema, pesquise mais sobre isso, ou quando precisa escrever um artigo/texto para escola/faculdade, pesquisa também. Mas lembre - se que não deve copiar as ideias, apenas procurar dar sentido para o que esta fazendo.
        Você já deve ter escutado aquela história de que algum pesquisador encontrou respostas para sua pesquisa e em um passeio no parque. Isto porque ele mudou de ambiente e largou de lado aquilo que não deixava ele encontrar a solução. 
       Sei que é bem complicado, mas escrever só se aprende escrevendo, e muitas palavras e frases que compõem seu texto virá da própria experiência de vida, por isso cada pessoa possui ideias diferentes. E quando sentir bloqueado de escrever não se desespere, afinal, para tudo a uma solução.

Espero ter ajudado.
Beijinhos

Um comentário:

  1. Sofro desse bloqueio constantemente. Era super mais fácil escrever quando eu era mais nova, só eu e o meu diário, sem internet nem nada pra me atrapalhar. Super concordo com você sobre como excesso de informação não facilita em nada a nossa escrita. Adorei o post!

    literarizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover