Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Fantasma da Ópera (Gaston Leroux)

Aproveitei esta semana que está mais tranquilo na faculdade, por conta do feriado, e resolvi ler um livro. O escolhido foi O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux. Nunca assisti o filme (sou dessas que gosta de ler o livro primeiro), mas sempre escuto as pessoas comentarem que é bom. O exemplar que eu li, peguei na biblioteca (por isso está meio detonado), é a publicação de 2001, da Editora Ática.
O livro conta a história sobre um Fantasma que vivia no subterrâneo da Ópera de Paris assombrando quem ali trabalhava, as bailarinas andavam em grupos e afirmavam já terem visto ele. Os diretores da Ópera, com medo do fantasma, sempre concedia o que ele pedia, mas não aguentaram e resolveram vender. Os novos donos, mais corajosos que os anteriores não quiseram acreditar na história, afirmando que tudo não se passava de brincadeiras. Porém coisas estranhas e perigosas começaram acontecer, como a morte de um dos trabalhadores e a queda do grande lustre que ficava no meio da Ópera, seria o fantasma?
Enquanto isto, Raoul de Changny, um homem apaixonado pela dançarina e cantora da Ópera, Christine Daaé, começa a ficar preocupado e ao mesmo tempo nervoso com ela, pois seu amor não era correspondido, e uma noite no meio do espetáculo na frente de todos espectadores Christine sumiu em pleno palco. Ao contar sua versão muitos julgavam que Rauol estava ficando louco. 
Até que ponto sua história era verdadeira? Existia alguém que acreditava nele, ou na história do fantasma? Como explicar o terrível rapto de Christine?
Conforme o livro vai sendo narrado, vamos pensando várias coisas a respeito do fantasma, mas não se sabe se é possível condenar seu comportamento, pois como ele mesmo explicou, para ser bom, só faltou ser amado.
Eu me surpreendi bastante com o final, e recomendo o livro. No começo a leitura é  um pouco complicada, mas depois se acostuma com o estilo da narrativa com autor. Esta edição tem 316 páginas e é ilustrada por Alexandre Coelho. 
Alguém já leu este livro ou assistiu o filme?
O que acharam?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover