Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

1808 (Laurentino Gomes)


Finalmente sobrou um tempinho para eu ler livro, eu escolhi o 1808, como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história do Brasil, de Laurentino Gomes.





O livro conta sobre como reagiu o príncipe de Portugal D. João ao saber que Napoleão iria invadir seu país, e ao invés de lutar, ele fugiu com a corte para o Brasil, deixando o povo de Portugal desesperado.



E foi essa fuga que mudou a história do Brasil, até então quase não existia leis no país, a criminalidade, pirataria, tomavam conta, as ruas eram imundas, escravos eram açoitados em praça pública e as casas eram sujas por dentro e fora.





É bastante interessante ver a visão dos historiadores sobre como era o nosso país 300 anos atrás, então não recomendo somente para quem gosta de história, mas para quem é curioso e gosta de descobrir mais.


A edição que eu li é a edição juvenil ilustrada, o que torna o livro mais legal, pois tem várias ilustrações de Rita Bromberg Brugger, e como eu “quase nem gosto” de desenho, nem preciso falar que amei né?

Alguém já leu este livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover