Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Tempo de Transcendência - O ser humano como projeto infinito (Leonardo Boff)

Quem nunca jugou o livro pela capa? Ou pelo Título? Na maioria das vezes é assim que perdemos boas histórias, não me coloco fora disso, mas ultimamente estou em uma fase de buscar coisas novas, e é claro aceitar desafios em busca de novos conhecimentos. Foi assim que conheci este livro, um trabalho de faculdade, mas não encarei como algo cansativo, como na maioria das vezes fazemos, peguei para ler com vontade de entender, mesmo não sabendo do que se tratava.

Sabe o que aconteceu? Simplesmente amei o livro! E gostaria de compartilhar com vocês.
Não se trata de uma história com textos cansativos. Leonardo Boff neste livro explica o que é a transcendência, um dos exemplos que ele usa é o da águia e a galinha, que é outro livro que ele escreveu (A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana), mostrando que não podemos ficar como uma galinha olhando para o chão ciscando, mas temos que ser como a águia que voa para o infinito, sempre buscando mais nos altos topos das montanhas".

O livro mostra a capacidade do ser humano em romper interditos, que são as barreiras e os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia. Ele diz que todo tempo é tempo de transcendência, ou seja, sempre podemos ir além de tudo aquilo que nos prende, buscando sempre mais. 
O interessante é que, apesar dele ter sido publicado há alguns anos atrás, se encaixa perfeitamente no nosso mundo atual, pois muitas das vezes queremos tanto, (ser desejante, como diz Leonardo), e acabamos pensando que a felicidade se encontra em um objeto, é isso que nos faz ter uma visão do ser humano como um ser consumista. Ou então, ao invés de transcender, foge da realidade que se encontra e quando retorna, acaba sendo pior, o que é uma pseudotranscendência (falsa transcendência), como o uso da droga.
O livro que eu comprei é a reedição pela editora vozes (2009), da 4. edição da editora Sextante (2000) e tem 85 páginas, mas a leitura é rápida, tem bastante exemplos que se encaixam na nossa realidade cotidiana.

Se vocês quiserem saber algo a mais sobre o livro, deixe as perguntas nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover